sábado, 8 de setembro de 2018

O melhor sonho

Quando somos crianças nós queremos brincar, queremos comer algodão doce e ir ao parque; nessa época da vida o que mais queremos é diversão e muito movimento. E então, nós sonhamos em brincar o dia todo em todos os brinquedos do parque; nós também sonhamos em ganhar o brinquedo mais maravilhoso para nós, e também com os presentes que vamos receber no aniversário e no Natal. Os sonhos de uma criança são assim.

Aí, um dia nos tornamos adolescentes. Nossos sonhos mudam. Passamos a querer escolher nossas próprias roupas, e não queremos mais varrer a casa e lavar a louça como queríamos quando éramos crianças. Agora nós sonhamos em ir passear com nossos amigos no shopping, e o parque já não nos interessa mais. Sonhamos também em não ter que arrumar o quarto quando chegarmos em casa, e sonhamos com o momento em que vamos poder sair com os amigos para passear e voltar para casa a hora que bem quisermos. Os sonhos de um adolescente são assim.

Então, o tempo passa e nos tornamos jovens. Saímos do ensino médio e entramos na faculdade. Os que não entram na faculdade vão trabalhar. Agora, os sonhos são outros. Começamos a pensar em ter nossa própria vida, nossa independência. Então, sonhamos em conseguir um diploma universitário, um bom trabalho, um salário decente. Sonhamos encontrar alguém para casar e constituir família. E sonhamos também em viver grandes aventuras pelo mundo afora. Pois é, jovens sonham assim.

Depois, mais uns anos se passam, e ficamos mais velhos. Entramos na casa dos "enta" e outros sonhos começam a ocupar o lugar dos sonhos anteriores. Estamos cansados de muitas coisas, e sonhamos em parar um pouco para respirar, porque trabalhamos tanto e temos tão pouco tempo para descansar. Nós começamos a sonhar com a aposentadoria. Sonhamos com aquela viagem de férias prolongadas. Sonhamos com uma velhice tranquila.

Entre uma fase e outra da vida, muitos outros sonhos se formam dentro das mentes das pessoas. As que passam fome, sonham em poder comer bem todos os dias. As que não tiveram oportunidade de estudar, sonham em um dia poderem ir à escola e à universidade. As que não se deram bem no casamento, em encontrar alguém que lhe complete. As que não conseguiram ter filhos, sonham em um dia tê-los.

Outros sonham em ir assistir ao show do seu ídolo e poder conhecê-lo pessoalmente. Outros ainda sonham em poder viajar o mundo inteiro. Alguns sonham com o momento de reencontrar seus parentes distantes, outros não vêem a hora de ir embora e acabar com o sofrimento. Outros sonham em ficar curados e se verem livres das medicações, e outros sonham em conseguir pagar suas dívidas.

Nós passamos a vida inteira querendo, sonhando com muitas coisas. Se pararmos para pensar, vamos perceber que nossos sonhos vivem mudando, conforme mudam as fases e situações das nossas vidas. Eles mudam, e passam, assim como as circunstâncias. Podem se tornar mais intensos ou perderem a força de uma hora para outra. E eles podem se realizar ou não.

Ter sonhos e estabelecer metas faz parte da mente humana desde a infância. Porém, muitas vezes vamos precisar abrir mão deles, seja por um motivo seja por outro, porque, como disse há pouco, eles mudam conforme mudam as situações. O importante não é realizar todos os sonhos e cumprir todas as metas. O que mais importa em todo o processo da vida é saber lidar com a mudança de situação, pois elas mudam e com elas os sonhos e as metas. Se a nossa felicidade estiver em realizar sonhos e ter necessariamente que ver nossas metas cumpridas sempre, então seremos infelizes por toda a vida, e insatisfeitos com tudo.

O verdadeiro sábio põe sua confiança não em si mesmo ou em sua própria força, mas em algo que não mude, não pereça e seja eterno; ele põe sua confiança em algo que seja estável e que lhe dê segurança.

Já sabemos que o mundo e tudo o que há nele, inclusive nós mesmos, está mudando o tempo todo e é instável por natureza. Assim sendo, quem é de fato sábio constrói o alicerce da sua vida em Deus, pois esse é o único que não muda e não falha.

Quem está seguro em Deus, ainda que venha a adversidade, pois ela sempre acontece (mesmo que nos cerquemos de muitos esquemas para impedí-la), se mantém confiante, e seu principal objetivo não muda: pois o sonho único e constante dos que acreditam e confiam em Deus é poderem se encontrar com Ele, e estarem com Ele para sempre vendo-o face a face.

Missionária Oriana Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao Blog Sala Gospel. Sua mensagem será avaliada e se obedecer aos critérios de boa conduta será postada em breve. Agradecemos a compreensão.

Antes de escolher os Apóstolos - Parte 3.1 - O Sermão da montanha

Neste estudo vamos iniciar a análise de um dos momentos em que o Senhor Jesus começa a explicar com mais detalhes alguns princípios importan...