terça-feira, 30 de março de 2021

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração.


Neste texto, vamos analisar uma passagem bíblica que descreve o último confronto de Jesus com as lideranças religiosas de Jerusalém, antes de sua prisão. O episódio se encontra descrito no evangelho de Mateus, capítulo 22, dos versículos 34 ao 46.

Como sabemos, após descobrirem que Jesus Cristo seria uma grande ameaça à continuidade de suas regalias e status, as lideranças de Israel trabalharam duro para calarem o Senhor, de muitas formas.

Então, até aqui, os fariseus, os herodianos e os saduceus já tinham tentado fazer Cristo tropeçar nas palavras, contudo sem sucesso. Após aquele último confronto, que descrevi em postagem anterior, os líderes religiosos de Israel desistiram de tentar fazer o Senhor Jesus tropeçar nas palavras e começaram a pensar numa outra maneira de pará-lo.

Mas, voltando à passagem que estamos estudando, vamos analisar a primeira parte da conversa que eles tiveram:

Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Respondeu Jesus: "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Mateus 22:34-40)

Desta vez, os fariseus fizeram uma pergunta bem capciosa ao Senhor. Eles esperavam que perguntando a Jesus qual era o "maior mandamento da Lei", Ele responderia com uma das ordenanças que continha "mais informações ou mais palavras" e não com aquele ponto da Lei que tinha mais importância que os outros.

Se Jesus tivesse mesmo interpretado literalmente aquilo que os fariseus estavam lhe perguntando, sua resposta seria recitar os 10 mandamentos que iniciam a Torah, os quais foram dados a Moisés no monte Sinai. Em hebraico os textos não contém pontuação, como na língua portuguesa, por exemplo, e, dessa forma, os dez mandamentos eram para os israelitas como se fossem um só, sintetizando todo o conteúdo da Lei, que contém ao todo 613 mandamentos. Tanto é assim que os dez mandamentos também são chamados por eles simplesmente de "As dez palavras" ou "Os dez ditos".

Porém, a resposta de Jesus aos fariseus foi com outro trecho da Lei Mosaica, que está no livro de Deuteronômio, capitulo 11, verso 1: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (o primeiro e maior mandamento em grau de importância), e com um trecho do livro de Levítico, capitulo 19, verso 18: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (o segundo maior mandamento em grau de importância). Pode até não parecer à primeira vista, mas é nesses dois mandamentos que os preceitos da Antiga Aliança estão embasados, até mesmo aqueles onde Deus ordena a punição de alguém com a morte.

Quando ouvem que "Deus é Amor", muitos pensam que amar a Deus e ao próximo se refere a sentimentos. Porém, o amor de Deus (ou o amor ao qual Deus se refere no inicio dos dez mandamentos) não provém daquilo que sentimos por Deus ou pelos outros, mas sim da JUSTIÇA DE DEUS, que é um conjunto de preceitos que são totalmente ISENTOS DE MALDADE e que nunca mudam, seja qual for a circunstância ou os sentimentos envolvidos na situação. Esses preceitos não estão claros na Lei Mosaica, pois só foram esclarecidos por Jesus Cristo e pelos Apóstolos, na Nova Aliança.

É por isso que, por mais estranho que possa parecer à primeira vista, os mandamentos punitivos também expressam o Amor a Deus e ao próximo. Isso acontece porque naquela época ainda não havia uma justificação disponível para a maldade que está dentro dos seres humanos, e a única maneira de eliminar a operação da maldade do meio dos israelitas era a punição com a morte, em certos casos.

As pessoas que eram condenadas à morte antes da vinda de Cristo podiam até estar arrependidas, mas não havia justificação aceitável para seus atos diante de Deus. E os sacrifícios de animais, que também estão na Lei, não justificavam o povo de suas transgressões contra a Justiça eterna, mas serviam tão somente para lembrar o povo que Deus iria lhes enviar uma justificação plena no futuro.

Assim, era obrigação de todos aprenderem e cumprirem os mandamentos da Lei, para que a operação da maldade (que Deus odeia!) não prevalecesse no meio do povo, até que chegasse o Messias, o qual viria para pagar os pecados de todos, e não somente dos israelitas. E era nesse contexto que a liderança de Israel estava completamente ignorante naquele momento.

Quando Jesus veio e foi sacrificado, ele trouxe uma justificação aceitável diante do nosso Criador para a maldade que está operando dentro de nós e que nos faz transgredir a Justiça de Deus, sem que possamos discernir isso.

Dali por diante, o cumprimento dos mandamentos da Lei Mosaica não se fez mais necessário, tendo em vista que Jesus já veio, e que os preceitos da Justiça de Deus revelados por Ele são superiores e bem mais "suaves e leves" de se cumprir ("O meu jugo é suave e o meu fardo é leve" - Mateus 11:30). Alguns deles são idênticos aos da Antiga Aliança, porém, são embasados num outro mandamento estabelecido pelo Senhor Jesus, que diz o seguinte: "Amem-se uns aos outros como eu amei (amo) vocês". Esse mandamento muda totalmente o sentido de como será o nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

Também é bom termos em mente que os mandamentos do REINO DE DEUS (ou da justiça de Deus) são anteriores à Lei Mosaica, e era com base nesses preceitos que a humanidade vivia antes de Adão pecar contra eles.

Portanto, é importante que busquemos entender os preceitos da justiça de Deus revelados por Cristo em seu ensino, e renovarmos os nossos entendimentos com eles, pois o AMOR DE DEUS é exatamente A SUA JUSTIÇA, e não um conjunto de sentimentos que variam conforme mudam as situações. 

Foi por esse motivo que, para finalizar aquela conversa, Jesus fez duas perguntas aos fariseus:

Estando os fariseus reunidos, Jesus lhes perguntou: "O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho?" "É filho de Davi", responderam eles. Ele lhes disse: "Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés"'. Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho?" Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas. (Mateus 22:41-46)

Com essas perguntas o Senhor Jesus acabou expondo a ignorância dos fariseus com relação à real procedência do Messias, que eles deveriam estar preparados para receber. Apesar de os fariseus se gabarem de conhecer as Escrituras, demonstraram ignorância ao não conseguir responder as perguntas do Senhor.

Segundo a Lei e os profetas, o Cristo deveria vir até nós como um ser humano, para cumprir, nele mesmo, tudo o que havia sido decretado pelo Pai, a fim de restaurar o homem à sua condição inicial de "filho de Deus". Desta forma, deu a todos a oportunidade de receber a justificação da maldade que há dentro de seus corações.

E se também Ele deveria cumprir o que havia sido dito pelos profetas a respeito de quem Ele seria descendente neste mundo, logicamente Ele teria que nascer de uma mulher virgem (Gênesis 3:15, Isaías 7:14), e que fosse descendente da tribo de Judá (Genesis 49:10), e que, obviamente, seria uma parente (bem distante) do Rei Davi (2Samuel7:12,13). Essa mulher foi Maria, a qual os fariseus simplesmente ignoraram a origem (a genealogia de Maria encontra-se em Lucas 3:23-38).

Contudo, é bom lembrar que, apesar de parecer um ser humano comum à primeira vista, a procedência real de Jesus não era deste mundo, e sim dos Céus.

Desta forma, os preceitos que o homem Jesus usou para julgar situações e se comportar não eram somente os da Antiga Aliança. Apesar de Ele precisar cumpri-la, colocava os mandamentos do Reino de Deus em primeiro lugar.


Texto: Miss. Oriana Costa
Edição: Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao Blog Sala Gospel. Sua mensagem será avaliada e se obedecer aos critérios de boa conduta será postada em breve. Agradecemos a compreensão.

Antes de escolher os Apóstolos - Parte 3.1 - O Sermão da montanha

Neste estudo vamos iniciar a análise de um dos momentos em que o Senhor Jesus começa a explicar com mais detalhes alguns princípios importan...