Continuando nosso estudo do Evangelho de Mateus, agora no Sermão da montanha, vamos seguir analisando o momento em que o Senhor Jesus compara aqueles que escolhem seguí-lo ao sal e à luz.
Vejamos o trecho que se encontra no Evangelho de Mateus:
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens."Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus." (Mateus 5:13-16)
A comparação que o Senhor Jesus faz do seu povo com o sal e com a luz é um alerta, em primeiro lugar, para que os indivíduos que decidem segui-lo não recuem de seus chamados na anunciação de Seu Reino.
É muito comum que a vontade de desistir, parar ou esconder-se, em meio às perseguições e desafios na obra de Deus aconteça, mas, Cristo deixa claro que aqueles que tem em seu coração a mensagem do evangelho jamais devem parar de anunciá-la.
Muitos podem pensar que quando o Senhor fala de "boas obras", nesse trecho, está se referindo a obras de caridade, mas essas boas obras são, na verdade, o TRABALHO DE ANUNCIAÇÃO DA MENSAGEM DE SALVAÇÃO OU DE ANUNCIAÇÃO DO REINO DE DEUS, e Ele diz que a realização desse trabalho faz com que os outros glorifiquem a Deus.
A proclamação do Reino de Deus traz consigo a manifestação de sinais, prodígios e maravilhas, como, por exemplo, curas, libertação de vícios e de opressões diversas, confirmando que a informação que está sendo passada naquele momento é verdadeira.
E, obviamente, o comportamento daqueles que anunciam a mensagem do Reino chama a atenção, por ser diferente daquele oriundo do mundo, sendo livre de preconceitos, de religiosidade, de misticismo, de soberba, de impurezas, pois está alinhado com a reta justiça de Deus, que é o Seu Amor.
Quando o Senhor Jesus faz comparação com o sal, ao se referir à postura a qual os que anunciam o Seu Reino devem ter, Ele também se refere a essa maneira diferenciada de ser, que sempre chama a atenção para a misericórdia, para o perdão, para a imparcialidade nos julgamentos, para a paciência, para a prudência, para a generosidade, para a honestidade e sinceridade, para a boa vontade em ajudar e socorrer, dentre tantas outras virtudes do espírito.
As escrituras bíblicas dispõem de várias referências sobre essa postura diferente, que é comparada especialmente ao sal, que os seguidores de Cristo devem ter, e uma delas se encontra num trecho da carta do Apóstolo Paulo aos Colossenses:
Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.(Colossenses 4:5,6)
Então, ser sal e ser luz, de acordo com as falas de Jesus Cristo, são qualidades ligadas aqueles indivíduos que realmente estão buscando alinhar-se ao Seu Reino e a Sua Reta justiça, bem como anunciá-lo ao mundo.
Já no Evangelho de Marcos encontramos o seguinte:
"O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros". (Marcos 9:50)
Aqui Cristo revela que se tivermos "sal" dentro dos nossos corações PODEREMOS VIVER EM PAZ UNS COM OS OUTROS. O sal, portanto, também se refere ao fruto do espírito, que é constituído, dentre outras virtudes, de perfeita paz (Gálatas 5:22, Tiago 3:17,18)
Em relação ao trecho onde o Senhor Jesus fala o que acontece com o sal quando perde o sabor, de fato, Ele está chamando a atenção para as consequências de conhecermos a mensagem do Reino de Deus e não anunciá-la, tanto através das nossas ações rotineiras quanto através do cumprimento do chamado de Deus nas nossas vidas.
De fato, em nossa realidade física, quando o sal perde o sabor ele não fica de um todo inútil, mas ainda serve para ajudar a derreter a neve, em países mais frios. Então, o efeito do sal em diminuir a temperatura de fusão da água é usado nos países onde costuma nevar.
Em Israel, onde Jesus Cristo estava, costuma nevar no inverno. Então, desde tempos remotos, o sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo.
Foi por isso que Ele falou que quando o sal perde o sabor serve apenas para ser pisado pelos homens. No entanto, é claro que ninguém quer ter o prejuízo de ver seu sal perder o sabor, pois essa é a melhor função que esse composto criado por Deus tem a oferecer.
Da mesma forma, o nosso Deus espera que Seu povo faça a diferença onde estiver, refletindo o Reino de Deus com suas ações e anunciando-o da forma como são capacitados para tal.
Quando este fruto não está sendo dado por um cristão, este deixará de usufruir das bençãos que todo cidadão celestial tem direito, além de sentenciar juízos para si mesmo por estar indo de encontro à reta justiça de Deus com suas atitudes.
Agora, falando da "luz" com a qual o Senhor compara o Seu povo, as escrituras também apresentam muitas referências sobre ela. Vejamos algumas:
"Porque antes vocês eram trevas, mas agora SÃO LUZ no Senhor. Vivam como filhos da luz — pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade — e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor". (Efésios 5:8-10, NVI)
"Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz e nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos purifica de todo pecado". (1João 1:5-7, NVI)
"Quem afirma estar na luz, mas odeia o seu irmão, continua nas trevas. Quem ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia o seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram". (1João 2:9-11, NVI)
Lendo os trechos bíblicos acima, dá para perceber que aqueles que são luz, de acordo com o que Cristo ensina, obedecem a alguns requisitos básicos, que são:
-Viver em toda bondade, justiça e verdade, aprendendo a discernir o que é agradável ao Senhor. Isso significa viver de acordo com a realidade do Reino de Deus, e não de acordo com a realidade do mundo.
-Fazer um esforço para viver em COMUNHÃO (unidade) com nossos irmãos em Cristo, para que possamos mostrar ao mundo que o sangue de Jesus nos purifica sim de todo o pecado. Isso quer dizer que, pessoas que escolhem deixar de congregar passam a esquecer e desprezar a palavra de Deus com o tempo, deixando de ser exportadas, confrontadas, o que leva a deixarem de se arrepender de seus pecados, e, consequentemente, deixarem de refletir o Reino de Deus através de suas vidas;
-AMAR os irmãos em Cristo. Isso significa suportar as cargas uns dos outros, perdoar, socorrer, se consolar e exortar mutuamente, orar uns pelos outros, etc..
Que o nosso maravilhoso Deus continue falando aos nossos corações através da Sua Palavra.
Missionária Oriana Costa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo(a) ao Blog Sala Gospel. Sua mensagem será avaliada e se obedecer aos critérios de boa conduta será postada em breve. Agradecemos a compreensão.